São João del Rei, 26 de Julho de 2017 :: 95 visitantes online.

Nivaldo empossa comitê contra a dengue

Publicado em 27/04/2017 14:55:57

Nivaldo empossa comitê da dengue

O prefeito Nivaldo Andrade empossou na manhã desta quinta-feira (27 de abril), na Câmara Municipal, o Comitê de Mobilização e Prevenção no Combate à Dengue, formado por 34 membros.

Este ano, houve 31 notificações da doença, com apenas 10 casos confirmados. Exatos 99% dos focos estão concentrados em áreas residenciais. Em 2016, foram 2.261 casos prováveis de dengue, sendo 1.721 confirmados, dois casos de óbitos e oito casos confirmados de chikungunya. As áreas de maior risco são a Colônia do Marçal e o bairro das Fábricas.

Mutirões

O coordenador de Epidemias da Secretaria Municipal de Saúde, Juninho Jardim, disse que somente este ano, em dois mutirões – janeiro e março – foram recolhidas 50 toneladas de lixo na cidade e nos distritos. Os agentes de saúde encontraram e recolheram 45 veículos abandonados nas ruas, considerados focos da doença. Trabalho que contou com o apoio do Exército (11º. Batalhão de Infantaria), Polícia Militar e Guarda Municipal.

O comitê é composto por representantes do Damae, das secretarias municipais de Saúde, Meio Ambiente, Educação, Obras e Urbanismo, Gerência Regional de Saúde, além da sociedade civil: comitês locais de controle da dengue, associações de moradores, Igreja Católica, Sindserv (Sindicato dos Servidores Municipais) e Sintras (Sindicato dos Trabalhadores na Saúde).

Participaram também da solenidade de posse o secretário municipal de Saúde, José Marcos Andrade; o gerente regional de Saúde, José Raimundo Dias; o vereador Stefânio Pires, líder do prefeito e presidente da Comissão de Saúde do legislativo; e os vereadores Francisco Eduardo, Professor Leonardo e Rodrigo Deusdedit.

Qualquer foco da doença deve ser comunicado no Teledengue 3379-1565.