São João del Rei, 26 de Julho de 2017 :: 109 visitantes online.

Conferência discute violência contra a mulher

Publicado em 20/06/2017 11:05:50

De três mulheres, uma sofre algum tipo de violência no Brasil

Uma em três mulheres sofrem algum tipo de violência no Brasil e há o registro de 62 casos de mortes maternas a cada 100 mil nascimentos. Esses dados preocupantes foram mostrados pela médica e professora do curso de Medicina da UFSJ, Cássia Beatriz Batista, durante a 1ª. Conferência Saúde da Mulher, realizada paralelamente à 1ª. Conferência Municipal de Vigilância em Saúde na Câmara Municipal.

A mortalidade das mulheres é provocada por complicações ao dar à luz, durante ou após a gestação, ou causada por sua interrupção. Os fatores de risco são a altíssima taxa de cesáreas, excesso de intervenções desnecessárias, falta de capacitação profissional de equipes e ausência de uma política de abortamento.

Epidemias

A outra palestra do dia foi da diretora de Saúde do Trabalhador, da Secretaria de Estado de Saúde, Marta Freitas, sobre ‘A participação social no fortalecimento da vigilância em Saúde do Estado e dos Governos’.

Ela abordou a história das epidemias no Brasil, a partir de 1904, com a nomeação do médico sanitarista Oswaldo Cruz para diretor-geral de Saúde Pública, desde a peste bubônica, febre amarela e varíola até a tuberculose e leishmaniose canina.

Participaram dos eventos o secretário municipal de Saúde, José Marcos Andrade; o gerente regional de Saúde, José Raimundo Dias; Willimar Borges, presidente do Conselho Municipal de Saúde; o vereador Dudu de Paula, vice-presidente da Câmara Municipal; a vereadora Lívia Guimarães; Eliane Abreu, do Lions Clube; e a ex-vereadora Vera Alfredo.