São João del Rei, 26 de Julho de 2017 :: 110 visitantes online.

Nova praça será entregue em julho

Publicado em 21/06/2017 10:49:03

A  próxima etapa será a revitalização da Praça dos Expedicionários

Até final de julho, a prefeitura de São João del-Rei espera entregar à população a nova Praça Duque de Caxias, que está sendo revitalizada pela Construtora Andrade Coelho, sob a supervisão do Setor de Parques e Áreas Verdes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Meio Ambiente). A praça fica entre o Damae e o Batalhão de Infantaria do Exército.

Tão logo acabem os serviços nessa praça, a prefeitura começa a revitalização da Praça dos Expedicionários, em frente da igreja de São Gonçalo Garcia e da Escola Municipal Maria Teresa. O prefeito Nivaldo Andrade garante que a cidade está transformada num verdadeiro canteiro de obras e cita também o recapeamento de ruas e avenidas e a operação tapa-buracos em todos os bairros da cidade.

O Monumento dos Expedicionários foi inaugurado em 22 de maio de 1969 pelo então presidente da República, Marechal Artur da Costa e Silva. O autor do projeto, em homenagem aos pracinhas da FEB (Força Expedicionária Brasileira), é do arquiteto e artista plástico Jacob Korman, que foi aluno de Guignard e Franz Weissmann. A escultura do soldado em bronze, que ornamenta o monumento, simboliza a bravura do combatente brasileiro.

Em andamento na Duque de Caxias, estão a troca do piso impermeável (pedras portuguesas rejuntadas com revestimento de cimento) por piso permeável, que permite a drenagem de água; a instalação de lixeiras e bancos de madeira; o plantio de grama tipo São Carlos; melhor iluminação com novos postes; e troca do meio-fio no entorno da praça.