São João del Rei, 26 de Julho de 2017 :: 126 visitantes online.

Praça dos Expedicionários fica pronta até dezembro

Publicado em 12/07/2017 10:39:20

O custo da revitalização da praça é de R$ 370 mil

Até o final deste ano, o prefeito Nivaldo Andrade espera entregar a nova Praça dos Expedicionários, no centro de São João del-Rei, com as obras de revitalização iniciadas em 6 de julho, ao custo de R$ 370 mil, recursos liberados pela Caixa Econômica Federal (CEF). Os outros melhoramentos são as reformas da praça Duque de Caxias, da Ponte dos Cachorros e do prédio da prefeitura, além de operação tapa-buracos, recapeamento e asfaltamento de ruas e avenidas em todos os bairros da cidade.

Além do monumento aos pracinhas são-joanenses do Regimento Tiradentes, unidade do Exército sediada nessa cidade histórica mineira - que lutaram na Segunda Guerra Mundial -, na praça fica também o Chafariz da Legalidade. Todo esse conjunto é tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Responsável pela fiscalização da obra, a engenheira Gláucia Cantelmo explica que a revitalização foi paralisada em 2015 por problemas de projeto, corrigidos depois pela própria empresa na atual administração da prefeitura, após aprovação do IPHAN.

Chafariz

O autor do projeto do Monumento aos Expedicionários  foi Jacob Korman, arquiteto e artista plástico, aluno de Guignard e Franz Weissmann. Inaugurado em 1969 com a presença do presidente da República, Marechal Artur da Costa e Silva, tem como destaque a  escultura do soldado em bronze que  simboliza a bravura do combatente brasileiro.

O chafariz foi construído em 1834 no Largo Tamandaré, mas, em 1855, transferido para a então praça dos Andradas, onde ficam também a igreja de São Gonçalo Garcia e a Escola Municipal Maria Teresa. Recebeu esse nome por causa da antiga Vila de São João del-Rei, que foi capital da província das Minas Gerais de 5 de abril a 22 de maio de 1833. A restauração ficará a cargo de um profissional da área que irá preservar seus elementos artísticos.

Ponto de ônibus

O projeto da nova praça é da Cansmara Engenharia, de Belo Horizonte, e as obras  estão sendo executadas pela empresa Pavimentos e Construções Nações Unidas, da cidade de São Tiago, no sul de Minas. A revitalização inclui, entre outros serviços, piso em granito, revestimento em mármore, recomposição de piso em pedra portuguesa com reaproveitamento das pedras, rampa de acessibilidade, pintura de faixas de pedestres, bancos, lixeiras e instalação de ponto de ônibus restaurado com cobertura de policarbonato que ganhará uma escada de acesso aos jardins.

Como elementos paisagísticos, plantio de árvores, de grama esmeralda em rolo e de grama amendoim. Haverá novas instalações elétricas e hidráulicas, corrimão em tubo de aço galvanizado,refletores, luminárias e postes de iluminação viena com lâmpada vapor metálico de 150 watts.