Menu Lateral
 
São João del Rei, 27 de Abril de 2017 :: 87 visitantes online.

  

HOJE É O DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO

PESQUISA APONTA REDUÇÃO NO NÚMERO DE FUMANTES

Para a Organização Mundial de Saúde, fumar é uma doença e não apenas um hábito. O tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo. No Brasil, cerca de 200.000 mortes/ano são decorrentes do tabagismo, que causa quase 50 doenças diferentes, principalmente as cardiovasculares, o câncer e as doenças respiratórias obstrutivas crônicas*.

Uma pesquisa do Ministério da Saúde mostra que houve uma redução de 20% no número de fumantes nos últimos seis anos. Em 2006, 15% da população brasileira era de fumantes, em 2012 o índice passou para 12%. Em Minas a queda foi de 25%, passou de 16% em 2006, para 12% em 2012 *.

Em São João del-Rei, o programa do Ministério, Deixando de Fumar Sem Mistério, tem sido executado com excelência pela Secretaria Municipal de Saúde. Em um grupo com 14 pessoas, cerca de nove pararam de fumar até o quarto encontro (64%de sucesso), enquanto outros continuam sendo acompanhados pela equipe por até um ano.

Seu Carlos Ribeiro foi um que conseguiu ficar livre do cigarro participando do programa. Com 60 anos, 35 deles fumando, ele disse que já havia tentando outros tratamentos, mas só conseguiu depois que procurou o Posto de Saúde.  “Em junho, eu me escrevi no Posto do Tijuco e participei dos quatro encontros. De lá para cá não fumei mais. Eu me sinto  muito melhor. Sem o projeto eu não teria conseguido. Foi excelente”.

O programa é gratuito e funciona em 11 equipes do Programa Saúde da Família da cidade.  São quatro encontros semanais, com 10 a 15 pessoas por grupo, que se reúnem com enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, farmacêuticos e médicos. Elas aprendem como o fumo afeta a saúde, como enfrentar os primeiros dias sem o cigarro, como vencer os obstáculos para permanecer sem fumar e os benefícios obtidos após largar a dependência.  O mais importante é que o programa visa ajudar o fumante a largar o tabaco sem o uso de remédio, mas, se for preciso, a medicação é oferecida conforme prescrição médica.

Para participar, é só se inscrever em um dos PSFs que tem o programa. (Tejuco I, II e III, Bom Pastor, Pio XII, Bonfim I e II, Guarda-Mór, São Geraldo e Bela Vista  e Senhor dos Montes)

(* Fonte: INCA – Instituto Nacional de Câncer - A pesquisa Vigitel 2012 - Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico)

Liliane Luchin

Assessora de Comunicação da Secretaria de Saúde

 


 

Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de São João Del Rei
Endereço: Rua Ministro Gabriel Passos, nº 199 Cep: 36.307-330 - Cidade: São João del Rei / MG
Tel.: (32) 3379-2900 - Email: contato@saojoaodelrei.mg.gov.br

Versão: 2017.04.10
Desenvolvido por: