Menu Lateral
 
São João del Rei, 27 de Março de 2017 :: 160 visitantes online.

     O DAMAE – Departamento Autônomo Municipal de Água e Esgoto de São João del-Rei – é uma autarquia ligada à Prefeitura, que cuida do saneamento básico da cidade. O Departamento foi criado em 1967, por decreto do então prefeito Milton Viegas.

     Mas o serviço de água potável canalizada no município existe há pelo menos 125 anos. Na Estação de Tratamento de Água, no bairro Bonfim, há uma placa em homenagem aos membros da Câmara Municipal de 1887. De acordo com o relato do historiador Augusto Viegas, no livro ‘‘Notícias de São João del-Rei’’, em 1888 (ano da abolição da escravidão em nosso país), figuras ilustres que hoje dão nome a várias ruas no centro foram os responsáveis pela instalação de adutoras de ferro fundido que forneciam um milhão e meio de litros de água, para a população de menos de 20 mil habitantes. Entre os empreendedores constam os engenheiros Francisco Bicalho (Rua Eng. Bicalho), Hermilio Alves (Av. Eng. Hermilio Alves) e Severiano de Resende, que dá nome à praça mais conhecida como Largo Tamandaré. Ali foi inicialmente instalado o Chafariz da Legalidade, em 1833, alimentado por aqueduto de madeira e pedras, que trazia água da Serra para o Centro. Hoje o Chafariz da Legalidade está na Praça dos Expedicionários, antiga praça da República e dos Andradas, em frente à Escola Maria Teresa. O mais antigo Chafariz da cidade data de 1822. Hoje ele está inativo, assim como os elegantes chafarizes de ferro fundido que estão instalados nas Praças Carlos Gomes (Largo do Carmo) e na de Matosinhos.

     Em seus mais de 300 anos de existência, como Arraial (fim do século XVII), Vila (1713) e Cidade (1838), São João del-Rei já consumiu bilhões de litros de água e também forneceu trilhões de litros para outras localidades e cidades com os vários cursos d´água que nascem aqui.


 

Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de São João Del Rei
Endereço: Rua Ministro Gabriel Passos, nº 199 Cep: 36.307-330 - Cidade: São João del Rei / MG
Tel.: (32) 3379-2900 - Email: contato@saojoaodelrei.mg.gov.br

Versão: 2017.03.01
Desenvolvido por: